correos lista de correos recibe automaticamente las actualizaciones a tu correo siguenos en tuiter siguenos en facebook siguenos en youtube

enlaceZapatista

Palabra del Ejército Zapatista de Liberación Nacional

Jul 18 2018

O Exército Zapatista de Libertação Nacional nega qualquer contato com a AMLO. Comunicado do CCRI-CG do EZLN

Exército Zapatista de Libertação Nacional.

México.

Ao povo do México:
Aos povos e governos do mundo:
Aos meios de comunicação livres, alternativos, autônomos ou como quer que se chamem:
À Sexta nacional e internacional:
Ao congresso nacional indígena e ao conselho indígena de governo:
À imprensa nacional e internacional:

17 de julho de 2018.

Desde ontem e no decorrer do dia de hoje, corre nos meios de comunicação a versão, sustentada por declarações do senhor Alejandro Solalinde (que se apresenta como presbítero, sacerdote, padre, ou como quer que se chame, Católico, Cristão, Apostólico e Romano), de uma suposta aproximação entre o EZLN e o senhor Andrés Manuel López obrador, e que “o EZLN já aceitou ter um primeiro diálogo” (palavras textuais do senhor Solalinde).

Sobre essa mentira, o EZLN declara:
Primeiro: o CCRI-CG do EZLN, direção política, organizativa e militar do EZLN, não aceitou nenhum primeiro diálogo com ninguém. Como sabem aqueles que possuem o mínimo de conhecimento sobre o EZLN, um assunto como esse seria comunicado publicamente, com antecipação.
Segundo: o EZLN não recebeu do senhor Solalinde nada além de mentiras, insultos, calúnias e comentários racistas e machistas, quando ele supõe que, como se costumava dizer na época do Salinismo e do Zedillismo, somos uns pobres indígenas ignorantes, que somos manipulados por, segundo suas próprias palavras, “Caxlanes que administram o Zapatismo”, e que isso evita que baixemos os olhos e nos prostremos diante de quem o senhor Solalinde considera o novo salvador.

Terceiro: entendemos o afã de protagonismo do senhor Solalinde e sua atitude de exigir submissão, mas ele se equivoca sobre zapatismo do EZLN. Não é só nisso se equivoca. Não sabemos muito sobre o tema, mas parece que um dos mandamentos da igreja a quem o senhor Solalinde diz servir reza: “não levantarás falso testemunho contra seu próximo nem mentirás”.

Quarto: como deveria saber qualquer um que conheça as leis mexicanas, o senhor Andrés Manuel López Obrador não é o presidente do México, nem sequer é ainda o presidente eleito. Para ser “presidente eleito”, é necessária a declaração oficial do Tribunal Eleitoral do poder judicial da federação; depois disso, o processo segue para que a Câmara dos Deputados emita uma nota no Diário Oficial da federação, por onde se comunica à população que já há um presidente eleito. Ainda segundo essas mesmas leis, AMLO não é presidente em exercício até que tome posse no dia 1 de dezembro de 2018. Além disso, de acordo com a última reforma eleitoral, não governará por 6 anos, mas por dois meses a menos. Claro, a menos que se reforme a constituição e se permita a reeleição.

Quinto: se a equipe do senhor Andrés Manuel López Obrador se comporta como se já fossem governo é porque assim os fizeram crer os grandes empresários (via youtube, o que é una garantia de seriedade), a administração do senhor Trump (via sua visita faraônica), e os grandes meios de comunicação. Mas talvez não seja conveniente isso de já começar a exibir sua disposição de violar as leis sob a proteção de um suposto “carro completo” (que é o que fez o PRI durante seu longo reinado).

Sexto: o EZLN já teve a amarga experiência de aceitar o contato com um senhor que depois seria declarado presidente eleito. Nos referimos ao senhor Ernesto Zedillo Ponce de León, que aproveitou esses contatos iniciais para planejar o aniquilamento da dirigência zapatista daquela época. Quem operou essa traição foi o senhor Esteban Moctezuma Barragán, que é hoje um dos indicados a fazer parte do governo que supostamente toma posse no dia 1 de dezembro de 2018 (e não antes disso). Não sabemos se o senhor Solalinde pretende agora substituir ao senhor Moctezuma Barragán nas funções que este teve com Zedillo.

Sétimo: não temos nada a ver com isso, mas erram aqueles que se autodenominam “a mudança verdadeira” e já começam com mentiras, calúnias e ameaças. Já fizeram isso com a história do Papa, agora com o EZLN. Estão repetindo os “usos e costumes” daqueles que vocês dizem ter tirado do governo.
Oitavo: como é de conhecimento público, pelo menos há 16 anos, depois da contra-reforma indígena, o EZLN não dialoga com os governos federais. Nem com Fox depois de 2001, nem com Calderón, nem com Peña nieto. Á nossa disposição de diálogo sempre recebemos como resposta mentiras, calúnias e a traições. Se puderem, façam o favor de emprestar ao senhor Solalinde matérias de jornais e livros que detalham esse processo, porque ele está fazendo a mesma coisa.

Nono e último: se somos “sectários”, “marginalizados” e “radicais”; se estamos “isolados” e “sozinhos”; se já “não estamos na moda”; se não representamos a nada e nem a ninguém; então por que não nos deixam em paz e continuam celebrando seu “triunfo”? Por que não se preparam melhor, e sem mentiras, para os 5 anos e 10 meses que estarão no governo federal? E se organizem, porque até para brigar pelas sobras e receber as felicitações do dinheiro é melhor estar organizad@s.

Sobre nós, Zapatistas? Bem, nós continuaremos no que estamos fazendo há já quase 25 anos:

Resistência e rebeldia!

Porque a liberdade não se ganha como esmola, nem como favor humano ou divino; se conquista lutando.
Isso é tudo.

Das montanhas do Sudeste Mexicano,
Em nome do Comitê Clandestino Revolucionário Indígena- Comandância Geral do
Exército Zapatista de Libertação Nacional.

Subcomandante Insurgente Moisés.
(100% mexicano, 100% originário da língua Tzeltal (ou “indígena tzeltal” para o senhor Solalinde), e 100% Zapatista).

México, Julho de 2018.

Share

No hay comentarios »

No hay comentarios todavía.

RSS para comentarios de este artículo.

Deja un comentario

Notas Importantes: Este sitio web es de la Comisión Sexta del EZLN. Esta sección de Comentarios está reservada para los Adherentes Registrados y Simpatizantes de la Sexta Declaración de la Selva Lacandona. Cualquier otra comunicación deberá hacerse llegar por correo electrónico. Para evitar mensajes insultantes, spam, propaganda, ataques con virus, sus mensajes no se publican inmediatamente. Cualquier mensaje que contenga alguna de las categorías anteriores será borrado sin previo aviso. Tod@s aquellos que no estén de acuerdo con la Sexta o la Comisión Sexta del EZLN, tienen la libertad de escribir sus comentarios en contra en cualquier otro lugar del ciberespacio.


Archivo Histórico

1993     1994     1995     1996
1997     1998     1999
2000     2001     2002     2003
2004     2005     2006
2007     2008     2009     2010
2011     2012     2013
2014     2015     2016     2017

Comunicados de las JBG Construyendo la autonomía Comunicados del CCRI-CG del EZLN Denuncias Actividades Caminando En el Mundo Red nacional contra la represión y por la solidaridad